Glossário de termos

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z


Aceleração de hardware de 2D/3D -- é o processo no qual o controlador gráfico cumputa tarefas normalmente executadas pela CPU, o que resulta em menor consumo de energia e maior duração da bateria, com um playback mais fluente de conteúdos complexos e maior capacidade da CPU para multitarefas.

802.11 -- Conjunto de padrões para a comunicação com os computadores de uma rede LAN sem fio. Você poderá ver a sigla IEEE na frente de 802.11. Ela é a abreviação de Institute of Electrical and Electronic Engineers (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos). Os padrões são 802.11n, 802.11b, 802.11g e 802.11a.


A

AA# - Número AA (Altered Assembly) é o part number de uma motherboard e todos os seus componentes conectados.
AC'97 - Audio Codec '97 é a especificação de uma arquitetura de áudio de alta qualidade de 16 ou de 20 bits usada em muitos sistemas de desktop.
Access point (ponto de acesso) – Hub Wi-Fi independente que permite que qualquer computador que tenha um adaptador Wi-Fi se comunique com outro computador e se conecte à Internet. Este dispositivo é tipicamente usado em uma empresa ou ambiente corporativo com um grande número de usuários.
AC/DC power adapter (adaptador de alimentação CA/CC) - Dispositivo que converte energia CA (que vem da tomada elétrica) em energia DC (energia da bateria).
ACPI (Advanced Configuration and Power Interface) - É uma especificação de g.erenciamento de energia
Adapter (adaptador) - Dispositivo usado para conectar dois componentes diferentes, combinando características físicas ou elétricas de cada componente.
Ad hoc network – Uma configuração de comunicação na qual cada computador tem os mesmos recursos, e cada um deles pode iniciar uma sessão de comunicação. Ela é também conhecida como rede ponto-a-ponto ou o rede computador-a-computador.
AES – Advanced Encryption Standard (padrão de criptografia avançada).
AGP (Accelerated Graphics Port) - Porta usada para conectar a placa de vídeo de um computador com a motherboard.
AHCI (Advanced Host Controller Interface) - Especificação que define a comunicação entre um controlador de armazenamento e discos rígidos Serial ATA.
Alpha Blending – Termo gráfico que indica que a propriedade de transparência ou de opacidade do material é adicionada a um objeto.
Alpha Stippling – Termo gráfico que cria um efeito de porta de tela ao permitir que apenas uma parte dos pixels da superfície de origem apareçam na superfície de destino.
Ambient - Quando se referir à temperatura, "ambiente" indica a temperatura do ar circundante.
AMT - Tecnologia Intel® Active Management - Recurso de processadores Intel específicos que permite que o pessoal de TI possa localizar, proteger e reparar os sistemas da rede.
AP – Access Point (ponto de acesso) - um dispositivo que conecta dispositivos sem fio a outra rede. Por exemplo, uma LAN sem fio, um modem para conexão com a Internet ou outros dispositivos.
API (Application Programming Interface) - Uma interface que permite que dois programas de computador independentes se comuniquem um com o outro.
APM (Advanced Power Management) - Uma API que permite que o sistema operacional trabalhe com o BIOS para fornecer gerenciamento de energia.
ASF (Alert Standards Format) – Uma especificação para as tecnologias usadas para permitir que um sistema de computador seja remotamente gerenciado e controlado, mesmo sem um sistema operacional presente.
ASIC (Application-Specific Integrated Circuit) - Circuito integrado que foi personalizado para um uso específico.
Asymmetric mode (modo assimétrico) - Este modo é usado quando apenas uma DIMM está instalada ou os recursos de memória são desiguais. Ele é também conhecido como modo de canal único.
ATA (Advanced Technology Attachment) - Uma interface entre dispositivos de armazenamento, como discos rígidos, e o computador.
ATAPI (Advanced Technology Attachment Packet Interface) - Uma forma de dispositivos de CD-ROM e dispositivos de fita se conectarem a um computador.
ATX (Advanced Technology Extended) - Fator de forma de motherboards cujo tamanho é tipicamente 9,6x12 polegadas.
Authentication (autenticação) - Verifica a identidade de um usuário que está fazendo login em uma rede. Senhas, certificados digitais, cartões inteligentes e dados biométricos são usados para provar a identidade do cliente junto à rede. As senhas e os certificados digitais são usados também para identificar a rede junto ao cliente.

voltar ao início voltar ao início

B

BIOS (Basic Input/Output System) - Firmware de um computador cuja função principal é identificar e inicializar vários componentes da motherboard, e carregar e transferir o controle para um programa de pequena escala que, por sua vez, carrega o sistema operacional.
Bit – A menor unidade de armazenamento em memória.
Bitmap  – Uma figura plana de 2D, ou um mapa textura. A maioria dos sistemas 3D têm a capacidade de combinar bitmaps 2D e objetos 3D na tela.
Bit Rate - Número total de bits (uns e zeros) por segundo que uma conexão de rede pode suportar. Essa taxa de bits varia, sob o controle do software, de acordo com as diferentes condições da trajetória do sinal.
Bluetooth – Uma especificação de rede sem fio que fornece um método para dispositivos, como telefones celulares, laptops, computadores e impressoras, se conectarem e compartilharem informações uns com os outros em uma frequência de rádio de curto alcance.
BOC (Boxed Order Code) - Código de compra para processadores Intel® in a box.
Broadband Wi-Fi Router (roteador Wi-Fi de banda larga) – Hub Wi-Fi independente que permite que qualquer computador que tenha um adaptador Wi-Fi se comunique com outro computador e se conecte à Internet. Este dispositivo é tipicamente usado em uma rede doméstica ou em uma pequena empresa com um número relativamente pequeno de usuários.
BT – Bluetooth.
BTX (Balanced Technology Extended) - Fator de forma de motherboards cujo tamanho é tipicamente 12,8x10,5 polegadas.
Buffered memory (memória com buffer) – Um tipo de módulo de memória que tem um registro entre os módulos DRAM e o controlador de memória do sistema. A memória com buffer é também chamada de memória registrada. Ela é mais estável do que a memória sem buffer, mas é também mais cara. A memória com buffer é usada principalmente em servidores e estações de trabalho.
Byte – Unidade de armazenamento de memória que é igual a 8 bits.

voltar ao início voltar ao início

C

Cache - Área de armazenamento temporário dos dados acessados com frequência.
Certificate - Usado para autenticação de cliente. O certificado é registrado no servidor de autenticações (por exemplo, o servidor RADIUS) e usado pelo autenticador.
Channel - Termo de marketing usado para indicar a cadeia de venda e distribuição de produtos ou serviços aos clientes.
Chassis - Estrutura (caixa) do computador que abriga seus componentes, inclusive a motherboard, os discos rígidos e a memória.
Chipset - Grupo de microchips de uma motherboard através dos quais todos os componentes se comunicam com o processador.
CIR (Consumer Infrared) – Protocolo de raios infravermelhos que permite o uso do controle remoto com o computador.
Cliente - Computador ou aplicativo que acessa remotamente um serviço em outro computador (conhecido como servidor) usando uma rede.
CMOS (Complementary Metal-Oxide-Semiconductor) - Tipo de circuito integrado.
Connector - Dispositivo usado para transferir energia elétrica.
CPU (Central Processing Unit ou unidade de processamento central) - Outro nome para o processador.
CPU ID – Uma revisão anterior de utilitários como o Utilitário para identificação de frequência do processador Intel® e o Utilitário para identificação do processador Intel®.
CRC (Cycle Redundancy Check). Código de detecção de erros.
CRT (Cathode Ray Tube) – Tubo de raios catódicos é um monitor analógico.
CUI (Custom User Interface) - Interface personalizada do usuário é um termo que indica a interface usada para gerenciar o driver de gráficos Intel®.

voltar ao início voltar ao início

D

DDR (double data rate) - É um tipo de memória em que os dados são transferidos tanto na borda de subida quanto na borda de descida do sinal de clock.
DDR2 (double data rate - tipo 2) - Dobra o uso do barramento de dados. A memória DDR2 permite velocidades mais altas no barramento e usa menos energia pois ela executa o clock interno com metade da velocidade do barramento de dados.
DDR3 (double data rate - tipo 3) - É um tipo de memória com uma interface de grande largura de banda, que está em uso desde 2007.
Density – Medida da quantidade de bits de informação que podem ser armazenados em uma mídia de memória. Com densidades maiores, maiores volumes de dados podem ser armazenados no mesmo espaço físico.
DFP (Digital Flat Panel ) - Tela plana digital é um tipo de conector de vídeo para monitores de tela plana.
DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) - Protocolo que permite que um computador obtenha automaticamente um endereço de rede.
DIMM (dual in-line memory modules) - Módulos de memória que têm contatos elétricos separados em cada lado e usam um caminho de dados de 64 bits.
DirectX* - Um conjunto de APIs Microsoft* para lidar com tarefas de jogos e de vídeo.
Discrete graphics - O controlador gráfico que não está incorporada no chipset e é um componente separado.
Dithering – Um termo gráfico que indica que as cores são uma mistura intencional de pixels adjacentes. O dithering é geralmente necessário para cores de 8 bits e às vezes para cores de 16 bits. Ele permite que um conjunto limitado de cores simule uma faixa mais ampla, misturando grupos de pixels de cores variadas em um padrão semi-aleatório. Sem o dithering, gradientes de cores como o do céu ou do por-do-sol tendem a mostrar padrões em tiras.
DIY (Do it Yourself) – Tarefa que pode. ser executada pelo próprio usuário e não precisa da presença de um profissional
DMA (Direct Memory Access) - Acesso direto de memória é um recurso do computador que permite que um dispositivo acesse a memória do sistema sem precisar da CPU para transferir os dados.
DNS (Domain Name System) - Sistema de nome de domínios é um sistema que mapeia nomes de domínio, por exemplo o site www.intel.com, para endereços IP.
Double-sided – Um módulo de memória que tem chips DRAM em ambos os lados.
DRAM (dynamic random-access memory) - É um tipo de memória que armazena cada bit de dados em um capacitor separado no circuito integrado.
Driver - Software escrito para um sistema operacional específico e usado por aquele sistema operacional para se comunicar com um dispositivo de hardware específico.
Dual-channel mode - O modo de canal duplo é ativado quando os recursos instalados de memória dos dois canais DIMM são iguais. Ele é também conhecido como modo entrelaçado.
Dual-core – Processador que combina dois núcleos independentes em um único encapsulamento.
DVI (Vídeo Digital Interface) - Tipo de conector de vídeo para dispositivos de exibição, como monitores de tela plana.
DVMT (Dynamic Video Memory Technology) - é um processo no qual a memória do sistema é alocada dinamicamente como memória de vídeo.

voltar ao início voltar ao início

E

EAP (Extensible Authentication Protocol) - Estrutura de autenticação que é frequentemente usada em redes sem fio e define os formatos das mensagens. Abreviatura de Extensible Authentication Protocol, o EAP é incorporado ao protocolo de autenticação PPP (Point-to-Point Protocol) e fornece uma estrutura generalizada para vários métodos de autenticação diferentes. O EAP encabeça os sistemas de autenticação proprietários e permite que tudo funcione harmoniosamente, desde senhas até as respostas a perguntas de verificação e certificados da infra-estrutura de chaves públicas.
ECC (error-correcting code) - Código que permite que os dados sejam verificados e corrigidos se forem encontrados erros.
EDID (Extended Display Identification Data) – São os dados passados de um dispositivo de vídeo para um driver gráfico e que definem os recursos de tal dispositivo.
eDP – Embedded DisplayPort é uma interface usada principalmente para conectar uma fonte de vídeo a um dispositivo de exibição como o monitor de um computador ou um aparelho de TV.
EEPROM (Electrically Erasable Programmable Read-Only Memory) - Tipo de memória não volátil usada em computadores.
EFI BIOS (Extensible Firmware Interface BIOS) - Nova especificação de BIOS.
EHCI (Enhanced Host Controller Interface) - Padrão para controladores de alta velocidade.
EMI (EMI - Electro Magnetic Interference) – Interferência elétrica que pode afetar as comunicações.
Encryption - Codificação de dados de forma que apenas o destinatário autorizado consegue lê-los. Geralmente é necessária uma chave para interpretar os dados.
Energy Star* – Energy Star* é um programa do Departamento de Proteção Ambiental do EUA e do Departamento de Energia dos EUA que promove o uso eficiente de energia em equipamentos elétricos.
EOIS (End of interactive support) - Fim do suporte interativo - Recursos de auto-ajuda estáo disponíveis para produtos descontinuados no site do Serviço de Suporte ao Cliente Intel. Os agentes de suporte ao cliente Intel® não mais respondem a consultas por telefone, bate-papo, fóruns de suporte da comunidade, ou e-mail para este produto.
EOL (End of life) - Fim da vida útil - A Intel descontinuou a fabricação deste produto. Não são fornecidas atualizações para os drivers, o software nem o hardware de um produto que está no status EOL.
EOS (End of support) - Fim do suporte - A Intel não mais fornece suporte para este produto.
e-SATA - External Serial ATA é uma interface externa para dispositivos SATA.
ESD – É a transferência de um carga estática entre dois objetos.
Express Chipset - Parte do nome de chipsets Intel, como o chipset Intel® G33 Express.
Express Chipset family - Parte do nome de um grupo de chipsets Intel que são todos da mesma família (por exemplo, a família de chipsets Intel® série 3 inclui o chipset Intel® G33 Express, o chipset Intel® G35 Express e o chipset Intel® P31 Express).

voltar ao início voltar ao início

F

Fan-heatsink - Esta solução incorpora componentes de resfriamento ativos (ventilador) e passivos (dissipador de calor). O dissipador faz a absorção do calor e o ventilador fornece o fluxo de ar necessário para remover o calor do processador.
FB-DIMM (Fully Buffered Dual in-Line Memory Module) - É um tipo de memória de computador que tem um avançado buffer de memória entre o controlador de memória e o módulo de memória; ela é geralmente usada em ambientes de servidores.
Firmware - Programa de computador que está dentro de um dispositivo de hardware.
Flash - Memória Flash é um tipo de memória não volátil que pode ser apagada e reprogramada.
FLOP (Floating-Point Operations per Second) - Quantidade de operações de ponto flutuante por segundo. É a medida do desempenho do computador.
Fogging – Termo gráfico que indica a aplicação de um efeito de densidade à atmosfera. Objetos mais distantes do observador são mais "enevoados".
Form factor – Fator de forma* é um tamanho e formato padrão de uma motherboard.
FSB (FSB - Front Side Bus) - Componente físico que transfere informações entre o processador do computador e outros componentes, por exemplo memória do sistema.

voltar ao início voltar ao início

G

Gateway – Gateway sem fio é um tipo especial de ponto de acesso que permite que os clientes da rede sem fio compartilhem a conexão de Internet (DSL ou modem por cabo). Os gateways sem fio tipicamente suportam recursos como NAT e VPN que podem não estar presentes em pontos de acesso simples.
GB (Giga Byte) – Unidade de armazenamento de memória que é igual a 1.024 megabytes (ou 1.073.741.824 bytes).
GHz (Giga Hertz) - Unidade de frequência igual a 1.000.000.000 de ciclos por segundo.
GM – Parte do nome de chipsets Intel específicos para portáteis e com gráficos integrados.
GMA – Intel® Graphics Media Accelerator (Intel® GMA) é parte do nome de controladores gráficos Intel® específicos, por exemplo Intel GMA 900.
GMCH – Hub controlador de gráficos e de memória que é o componente do chipset que cuida das comunicações entre a CPU e todos os outros dispositivos.
Graphics controller - Termo usado para descrever o hardware de imagens de um computador.
Ground - Caminho de retorno da corrente elétrica.
GUI (GUI - Graphical User Interface) - Interface baseada em ícones.

voltar ao início voltar ao início

H

Hard Drive Cache - Área de armazenamento temporário em um disco rígido.
HD Audio - Intel® High Definition Audio é o padrão de áudio que substitui o AC'97.
HDCP (High-bandwidth Digital Content Protection) - Sistema de proteção contra cópia para evitar que os dados sejam copiados ou compartilhados ilegalmente.
HDD (HDD - Hard Disk Drive) - Unidade de disco rígido é outro nome para disco rígido.
HDMI (High-Definition Multimedia Interface) - Interface de mídia digital para dispositivos eletrônicos com a qual um único cabo pode ser usado tanto para áudio como para vídeo.
HDTV (High Definition TV) – Interface digital de TV de alta definição que tem tipicamente uma razão de aspecto de melhor qualidade e, portanto, uma melhor qualidade de vídeo que as TVs normais.
Header – Dados que contém informações sobre a mensagem que está sendo transmitida, mas que não são a própria mensagem (por exemplo, em um e-mail, o cabeçalho podem incluir o endereço de e-mail do remetente e do destinatário).
Heatsink - Objeto usado para absorver calor do processador
Hotspot (ou "hotspot") - Área com acesso sem fio à Internet.
HTPC – Home Theater PC - é um dispositivo que combina os recursos de um computador pessoal com um aplicativo de software que suporta exibição de vídeo, fotos, músicas e gravação de vídeo digital.
Hyper-Threading Technology (tecnologia Hyper-Threading) – Tecnologia Hyper-Threading é uma tecnologia proprietária da Intel que permite que diferentes partes da CPU trabalhem em diferentes tarefas simultaneamente.

voltar ao início voltar ao início

I

IA32 - Arquitetura Intel® de 32 bits é a implementação de 32 bits da arquitetura x86
IA64 – IA-64 se refere com frequência à arquitetura Itanium®. Arquitetura Intel® 64 é a implementação de 64 bits da arquitetura x86.
ICH (I/O Controller Hub) – Hub de controlador de E/S.
IDE - "Integrated Drive Electronics" é outro nome para ATA.
IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers* é uma organização internacional dedicada ao avanço da teoria e da prática da tecnologia relacionada à eletricidade.
INF - Arquivo de texto que contém todas as informações necessárias para instalar um software ou um driver que controla um dispositivo de hardware.
Infrastructure Network – Rede Wi-Fi montada em torno de um ponto de acesso (PA) ou um roteador Wi-Fi de banda larga. Nesse ambiente, o ponto de acesso não apenas fornece a comunicação com a rede por cabo, como também faz a mediação do tráfego da rede sem fio na vizinhança imediata.
Integrated circuit - Dispositivo semicondutor que contém muitos transistores e circuitos elétricos.
Integrated graphics - Controladora de gráficos incorporada no chipset.
Intel® 64 - Tecnologia Intel® Extended Memory 64.
Interference – Qualquer coisa que modifica ou interrompe uma mensagem durante a transferência entre o remetente e o destinatário.
Interleaved mode – Este modo é ativado quando as capacidades da memória instalada de ambos os canais da DIMM são iguais. Ele é também conhecido como modo de canal duplo.
Internet Service Provider (ISP) (ISP - Internet Service Provider) – Serviço cujos assinantes obtém acesso à Internet em suas casas, em pequenas empresas ou em redes corporativas, mediante o pagamento de uma taxa.
Interrupt - Sinal de um dispositivo de hardware ou de software que indica que um evento precisa de atenção ou de processamento.
I/O controller hub - Componente do chipset que gerencia a comunicação com componentes como os discos rígidos e se comunica com a CPU através do MCH.

voltar ao início voltar ao início

J

Jack retasking - Tecnologia que permite que a funcionalidade de uma tomada de áudio seja mudada, dependendo do tipo de dispositivo que está conectado.
Jack sensing - Tecnologia que permite que uma controladora de áudio detecte que um dispositivo foi conectado a uma tomada de áudio.
JEDEC (Joint Electron Devices Engineering Council) – Conselho independente para normalização e organização da engenharia de semicondutores.
Jumper - Plugue condutor que é usado para conectar pinos em uma placa eletrônica e fechar um circuito (os pinos da placa são também chamados de jumper).

voltar ao início voltar ao início

K

KB (Kilo Byte) – Unidade de armazenamento de memória que é igual a 1.024 bytes.

voltar ao início voltar ao início

L

L1 cache - O menor e mais rápido nível de cache da CPU e o primeiro nível de cache usado pela CPU.
L2 cache - Um pouco maior e mais lento que o cache L1, ele é o segundo nível de cache usado pela CPU.
L3 cache - Um pouco maior e mais lento que o cache L2, ele é o terceiro nível de cache usado pela CPU.
LAN (Local Area Network) – Rede local é uma rede de computadores que abrange uma pequena área geográfica, por exemplo um escritório ou uma escola.
Latency – Atrasos que ocorrem na transmissão de dados entre o processador e a memória; ela é frequentemente medida em ciclos de clock do barramento de memória.
LBA (Logical Block Addressing) - Endereçamento de blocos lógicos. Um esquema comum usado para especificar o local dos blocos de dados armazenados no computador em dispositivos de armazenamento.
LCD (Liquid Crystal Display) - A tela de cristal líquido é um tipo de tela plana..
Lead-free – Parte da Restriction of Hazardous Substances Directive* (Diretiva de Restrição de Substâncias Perigosas - também conhecida como RoHS) da União Europeia que restringe o uso de certas substâncias perigosas na fabricação de equipamentos elétricos ou eletrônicos específicos.
LED (Light Emitting Diode) - O diodo emissor de luz é uma pequena fonte de luz.
LFP (Local Flat Panel) – Tela plana do computador notebook.
LVDS – Low-Voltage Differential Signaling - é um sistema de sinalização digital elétrico que pode funcionar em velocidades muito altas em cabos de par trançado de baixo custo; é usado para transmitir dados de vídeo de adaptadores gráficos para monitores de computador, particularmente os monitores de tela plana de computadores notebook.

voltar ao início voltar ao início

M

MAC Address - O endereço MAC (media access control) de um adaptador de rede sem fio ethernet é um número de série exclusivo atribuído ao dispositivo pelo fabricante. Cada dispositivo de rede com ou sem fio tem um endereço MAC exclusivo.
MB – Megabyte é uma unidade de armazenamento em computador equivalente a 1.048.576 bytes
Mbps - Megabits por segundo é uma velocidade de transmissão de 1.000.000 de bits por segundo.
MCH (Memory Controller Hub) - Hub controlador de memória é o componente do chipset que gerencia a comunicação entre a CPU, a memória, a placa AGP ou PCI Express, e o ICH.
MHz - Mega Hertz é uma unidade de frequência igual a 1.000.000 de ciclos por segundo.
Micro-ATX – é um fator de forma da motherboard cujo tamanho máximo é 9,6 x 9,6 polegadas.
Microprocessor - é um processador em um único circuito integrado.
Mini-ITX – é um fator de forma da motherboard cujo tamanho típico é 6,7 x 6,7 polegadas.
Mini-PCIe – também conhecido como mini-placa PCI Express; é um fator de forma desenvolvido pela PCI-SIG cujas placas adicionais são tipicamente de 30 x 50,96 mm.
MIP Mapping – Um termo gráfico no qual, quando se vê um objeto distante com textura mapeada em um mundo 3D, muitos texels (elementos de textura) formam cada um dos pixels que se vê na tela. As texturas podem ficar distorcidas se for usada a amostragem de pontos, que é a técnica de mapeamento de textura mais comum. O mapeamento MIP resolve este problema através de pré-computação (isto é, pré-filtragem) dos diferentes níveis de detalhes de textura e então acessando o nível adequado de acordo com a distância do objeto em relação à câmera. Por exemplo, uma textura de imagem de 16x16 texels tem mais quatro mapas MIP em resoluções menores: 8x8, 4x4, 2x2 e 1x1. O mapeamento bilinear escolhe a imagem de mapa MIP mais próxima do seu nível de detalhes de pixels e faz uma interpolação bilinear entre aquela imagem de textura para obter o valor de cor do pixel.
MLC (Multi-Level Cell) - É um elemento de memória capaz de armazenar mais de um único bit de informação.
Modem – Dispositivo DSL, a cabo ou de outro tipo conectado ao PA/roteador e a uma linha externa que leva a um provedor Internet.
Motherboard - Placa à qual os componentes principais de um computador estão conectados.
mSATA – Mini-SATA - é um fator de forma para dispositivos SATA; é geralmente usado em netbooks ou em outros sistemas pequenos.
MTBF (Mean Time Between Failures) - Tempo médio entre falhas do sistema.

voltar ao início voltar ao início

N

NAND Flash - Armazenamento não volátil de computador.
Network Name – Também chamado de SSID, ele identifica a rede. Ele é um nome exclusivo e controla o acesso a uma dada rede. O nome da rede pode ter até 32 caracteres e distingue maiúsculas de minúsculas.
NIC (NIC - Network Interface Card) - Placa de interface de rede é um dispositivo de hardware que permite que os computadores se comuniquem através de uma rede.
Non-volatile memory – O tipo de memória de computador que retém seu conteúdo mesmo quando não está recebendo alimentação.
Northbridge - Outro nome para MCH.

voltar ao início voltar ao início

O

ODD (Optical Disk Drive) - unidade de disco óptico.
ODM (Original Device Manufacturer) - Empresa que fabrica o dispositivo que está sendo vendido por outra empresa.
OEM (Original Equipment Manufacturer) - Empresa que fabrica o produto que está sendo vendido por outra empresa.
OHCI (Open Host Controller Interface) – Interface que permite que um controlador USB ou FireWire se comunique com o sistema operacional.
Open authentication - Permite que qualquer dispositivo acesse a rede. Se não houver nenhuma criptografia ativada na rede, qualquer dispositivo que conhecer o SSID do ponto de acesso poderá entrar na rede.
OpenGL (Open Graphics Library) - Especificação usada para escrever aplicativos que produzem gráficos 2D ou 3D.
Optical disk drive - Um tipo de unidade de disco que usa laser para ler e gravar dados.
Option ROM - Firmware que é acessado pelo BIOS do sistema para se comunicar com um dispositivo de hardware.
OROM (Option ROM) - ROM de opção.
OS - Sistema operacional é o software que gerencia o hardware e o software do computador.

voltar ao início voltar ao início

P

Parallel ATA – Um IDE padrão para conectar dispositivos de armazenamento, como discos rígidos e unidades ópticas, à motherboard.
PATA – Um padrão IDE para conectar dispositivos de armazenamento, como discos rígidos.
PBA (Printed Board Assembly) - Placa de circuito impresso para Server Boards e componentes.
PCH – Platform Controller Hub - hub controlador da plataforma.
PCI (Peripheral Component Interconnect) - Barramento usado para conectar dispositivos a uma motherboard.
PCIe - PCI Express* é uma especificação para um placas de expansão.
Peer-to-Peer mode - Estrutura de rede sem fio na qual os clientes sem fio podem se comunicar diretamente entre si sem usar um ponto de acesso.
Peripherals - Dispositivos de hardware, tipicamente opcionais e conectados externamente, que são adicionados a um computador.
Pixel – Termo gráfico que é a forma abreviada de PIcture ELement (elemento de imagem). Pixel é a menor unidade que pode ser manipulada e receber uma cor ou intensidade. O pixel é representado por um certo número de bits (normalmente 8, 16, 24 ou 32) no buffer de quadros.
Plasma – Monitor de plasma é um tipo de monitor de tela plana.
PM – Parte do nome de chipsets Intel específicos para portáteis e sem gráficos integrados.
PnP - Recurso que permite que um dispositivo seja adicionado sem a necessidade de reconfiguração ou de instalação de drivers.
POST - Power-On Self-Test é o termo usado para indicar a sequência de pré-inicialização do computador.
Power management - Uma forma de economizar energia através da desativação de certos componentes do computador, quando eles não estiverem sendo usados.
Power supply - Dispositivo que fornece energia elétrica.
Preamble - Termo é usado em telecomunicações para descrever a introdução de uma mensagem, ou cabeçalho.
Preferred network - Uma das redes que foram configuradas. Estas redes estão na lista de Redes preferenciais, na guia Redes sem fio das Propriedades de conexão de rede sem fio (ambiente do Windows* XP).
Processor - Componente do computador que interpreta todas as instruções.
Proc ID - Utilitário para identificação do processador Intel® é um utilitário desenvolvido pela Intel Corporation para identificar o processador que está em um computador.
Product brief – Documento que fornece informações sobre o produto, por exemplo a visão geral, os benefícios, os recursos e os requisitos do sistema.
Profile – Dados e informações de configuração associados a uma rede sem fio.
Protocol - Conjunto de regras que controlam o modo como os dados são enviados por um canal de comunicação.
PSU – Power Supply Unit - fonte de alimentação
PXE – Preboot Execution Environment - é um ambiente para inicializar computadores usando uma interface de rede e é independente dos dispositivos de armazenamento de dados (como discos rígidos) e do sistema operacional.

voltar ao início voltar ao início

Q

Quad-core – Processador que combina quatro núcleos independentes em um único encapsulamento.

voltar ao início voltar ao início

R

RAID (Redundant Array of Independent Disks) - Tecnologia que combina múltiplos discos rígidos para melhorar o desempenho e/ou a proteção.
RAM (Random Access Memory) - Memória do sistema.
Rendering – Um termo gráfico que é também conhecido como "rasterização". É o processo de traduzir descrições de alto nível de bancos de dados para pixels na tela. A renderização tem várias etapas, inclusive: configuração, visibilidade, mapeamento de textura, sombreamento e suavização.
Registered memory  – Um tipo de módulo de memória que tem um registro entre os módulos DRAM e o controlador de memória do sistema. A memória registrada, também chamada de memória com buffer, é mais estável do que as memórias sem buffer, mas é também mais cara. A memória registrada é usada principalmente em servidores e estações de trabalho.
RFID (Radio-Frequency Identification) - Identificação por radiofrequência é um método de identificação que armazena dados de identificação em objetos e usa ondas de rádio para recuperar estes dados.
RMA (Return Material Authorization) - Termo usado para o processo no qual o destinatário de um produto prepara a devolução de um produto defeituoso para o fornecedor para reparo, troca ou reembolso.
Roaming - Termo usado em redes sem fio para indicar o uso de serviços estendidos em uma área geográfica que está fora da área de cobertura original do provedor de serviços sem fio.
Router - Dispositivo que transfere dados entre diferentes redes.

voltar ao início voltar ao início

S

SATA – ATA serial, uma sucessora do padrão ATA em que a interface entre os dispositivos de armazenamento (discos rígidos, discos ópticos, unidades de estado sólido) e o computador é um cabo serial de alta velocidade.
SCSI (Small Computer System Interface) - Esta interface é um conjunto de padrões para conectar fisicamente computadores e dispositivos, como discos rígidos, e para transferir dados entre eles.
SDRAM (Synchronous Dynamic Random Access Memory) - É um tipo de memória que é sincronizada com o barramento do sistema.
Server - Computador que executa um serviço para um ou mais computadores ou aplicativos (conhecidos como clientes).
SFX - Fator de forma de fontes de alimentação.
Shared key - Chave de criptografia conhecida apenas pelo receptor e pelo transmissor dos dados. Essa chave é também chamada de chave pré-compartilhada.
SIMM (Single In-line Memory Modules) - São módulos de memória que têm contatos em ambos os lados, são redundantes e usam um caminho de dados de 32 bits.
Single-channel mode - Este modo é usado quando apenas uma DIMM está instalada ou os recursos de memória são desiguais. Ele é também conhecido como modo assimétrico.
Single-sided – Um módulo de memória DRAM onde os chips são colocados em um único lado.
Single Sign On - O sign-on único permite o uso das mesmas credenciais de nome de usuário e senha do Windows nas conexões de rede sem fio 802.1X.
SLC (Single Level Cell) - Armazenamento de um único bit de informação por célula.
SMART (Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology) – Tecnologia para discos rígidos que monitora vários indicadores de confiabilidade para tentar prever falhas.
SMBIOS – BIOS do sistema.
SO-DIMM (Small Outline Dual In-line Memory Module) – Módulo de memória que tem metade do tamanho de uma DIMM normal. Esta memória é frequentemente usada em sistemas pequenos como notebooks ou em sistemas com motherboards Mini-ITX.
Southbridge - Outro nome para ICH.
SPD (Serial Presence Detect) – É uma forma padronizada de acessar automaticamente informações sobre o módulo de memória de um computador; O SPD é um recurso de hardware de memória que torna possível que o computador saiba qual memória está presente e quais temporizações devem ser usadas para acessá-la.
S/PDIF (Sony/Phillips Digital Interface) - Formato padrão de arquivo para transporte de sinais de áudio digital.
Specular Highlighting – Termo gráfico que indica a adição de um efeito reluzente a um objeto, de acordo com o brilho do material de tal objeto.
SSD (Solid State Drive) - Unidade de estado sólido.
SSID – A Service Set IDentification (identificação do conjunto de serviço), também conhecida como nome de rede, identifica a rede. Ele é um nome exclusivo e controla o acesso a uma dada rede. O nome de rede pode ter até 32 caracteres e distingue maiúsculas de minúsculas.
sSpec - Número da especificação de um processador Intel.
sSpec - É o código alfanumérico de cinco caracteres impresso no topo do processador. Em geral começa ele com a letra "s".
System BIOS - Outro nome para o BIOS.
System bus - Outro nome para o barramento frontal (FSB).

voltar ao início voltar ao início

T

TAC (Thermally Advantaged Chassis) - Gabinete termicamente vantajoso.
TB (Tera Byte) – Unidade de armazenamento de memória que é igual a 1.024 gigabytes (ou 1.099.511.627.776 bytes).
TCP (Transmission Control Protocol) - O TCP (protocolo de controle de transmissão) é um protocolo de Internet que envia um fluxo de dados do remetente ao destinatário.
TDP (Thermal Design Power ou Thermal Design Point) - Quantidade máxima de energia que o sistema de resfriamento do computador precisa dissipar.
TFX - Fator de forma de uma fonte de alimentação usada em um gabinete do computador.
Thermally advantaged chassis - Um gabinete para computadores com recursos avançados de refrigeração e que pode manter uma temperatura interna específica com processadores Intel® específicos.
Thermal solution - Combinação de um dissipador de calor e de um ventilador usada para resfriar o processador.
TIM (Thermal Interface Material) - O material de interface térmica é uma pasta ou um coxim a ser aplicado entre a CPU e o dissipador de calor e que permite uma transferência maior de calor entre a solução térmica e o processador.
TPM – Trusted Platform Module - módulo de plataforma confiável.
TPS (Technical Product Specification) - Especificação técnica do produto é um documento que especifica o layout da placa, os componentes, os conectores, a alimentação, os requisitos ambientais, etc.
Transistor - Dispositivo usado em semicondutores para a amplificação ou chaveamento de sinais eletrônicos.
TRIM - Permite que o sistema operacional informe a uma unidade de estado sólido quais blocos de dados não estão mais em uso.

voltar ao início voltar ao início

U

UHCI (Universal Host Controller Interface) - Interface que permite que o controlador USB 1.0 se comunique com o sistema operacional.
UI - Interface gráfica, de texto e de informações sonoras apresentada a um usuário por um programa de computador e o métodos, quer sejam pressionamentos de teclas, movimentos do mouse ou toques na tela, que são usados pelo usuário para controlar o programa.
UNDI (Universal Network Device Interface) – API para placas de rede.
Unbuffered memory – Módulos de memória em que não existe registro de hardware entre o controlador de memória e os chips de memória RAM. A memória sem buffer é o oposto da memória registrada ou com buffer, e é geralmente usada em sistemas desktop.
USB (Universal Serial Bus*) - Especificação de conectividade que permite que dispositivos periféricos, como scanners, impressoras e pen drives, sejam conectados ao computador e configurados automaticamente.

voltar ao início voltar ao início

V

VBIOS – BIOS de vídeo.
Verified by Intel® - Programa entre a Intel, os ODMs e fornecedores de componentes para notebooks para aumentar as oportunidades de soluções personalizáveis e criadas sob encomenda para notebooks.
VGA (Video Graphics Array) - É a resolução de vídeo de 640x480.
Video BIOS - BIOS do hardware de gráficos.
Volatile memory – Um tipo de memória que precisa de alimentação para manter as informações armazenadas. Quando a alimentação é desligado ou interrompida, os dados armazenados nesta memória são perdidos.
VRAM (Video RAM) – RAM de vídeo é um tipo de memória usado para armazenar o buffer de quadros de algumas placas de vídeo. A VRAM é também chamada de memória de vídeo ou memória gráfica.

voltar ao início voltar ao início

W

WAN (Wide Area Network) - Rede de longa distância é uma rede de computadores que abrange um grande área geográfica, por exemplo um país inteiro.
WDDM (Windows* Display Driver Model) - Arquitetura de driver de vídeo* suportada no Microsoft Windows Vista*.
WEP (Wired Equivalent Privacy) - Recurso IEEE 802.11 opcional usado para fornecer uma segurança de dados equivalente à de uma LAN com fio típica. Quando a segurança WEP está ativada, todas as estações (clientes e pontos de acesso) são obrigados a ter a mesma chave WEP. O acesso à rede é negado a quem não tiver a chave correta.
WHQL - Windows* Hardware Quality Labs é um processo de teste que envolve a execução de um conjunto de testes no hardware ou no software e o envio dos resultados à Microsoft* para análise.
Wi-Fi - Wireless-Fidelity é uma marca de tecnologia de redes sem fio de propriedade da Wi-Fi Alliance*.
WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access) - É uma tecnologia de telecomunicações para fornecer dados sem fio através de longas distâncias, de várias maneiras, desde links ponto-a-ponto até acesso celular total.
Wireless client (cliente sem fio) – Software que controla um adaptador sem fio.
Gateway sem fio - veja gateway
WLAN (Wireless Local Area Network) - Rede local sem fio é uma rede na qual dois ou mais computadores podem se comunicar sem uma conexão física por fio.
WPA (Wi-Fi Protected Access) - Recurso IEEE 802.11 opcional usado para fornecer uma segurança de dados equivalente à de uma LAN com fio típica. Ele fornece segurança mais forte que o padrão WEP, através de criptografia e autenticação do usuário otimizadas.

voltar ao início voltar ao início

X

X86 - Conjunto de instruções de uma das mais comuns arquiteturas de CPU.
XD bit - Bit de desativação de execução ("execute disable").
XD technology - Recurso de desativar o funcionamento ("execute disable") dos processadores Intel que foi criado para aumentar a segurança geral do sistema.
XMP (Intel® Extreme Memory Profile) - É uma extensão SPD JEDEC SPD usada em DIMMs DDR3 SDRAM para codificar as temporizações de desempenho da memória.
XOR - Porta lógica digital que executa a função "OU exclusivo".
XPDM (Windows XP* Display Driver Model) – Arquitetura de driver de vídeo suportada no Microsoft Windows 2000 e no Microsoft Windows* XP (também chamada de XDDM).

voltar ao início voltar ao início

Y


voltar ao início voltar ao início

Z