Tecnologia

Arquitetura e silício


Apresentando Uma Nova Microarquitetura Dinamicamente Escalonável

Microarquitetura Intel® de codinome Nehalem

A última geração de microarquitetura da Intel, cujo primeiro exemplo foi o processador Intel® Core™ i7, representa a próxima etapa da tecnologia de núcleos múltiplos que maximizou de forma inteligente o desempenho para atender à sua carga de trabalho. Com projeto totalmente novo para beneficiar-se da microarquitetura Intel® Core™ high-k de 45nm de última geração, a microarquitetura Intel® também chamada de Nehalem, libera desempenho de processamento paralelo habilitado por um controlador de memória integrado e pela Tecnologia Intel® QuickPath proporcionando interconexões de alta velocidade para cada núcleo de processamento.

O próximo nível de desempenho de núcleos múltiplos

A microarquitetura Intel®, codinome Nehalem, oferece a mais avançada inovação em processadores, incluindo:

  • Escalabilidade dinâmica, núcleos, sub-rotinas, cache, interfaces e potência gerenciados para desempenho por demanda eficiente no uso de energia.
  • Escalabilidade do design e do desempenho para servidores, workstations, notebooks e PCs com suporte para 2-8+ núcleos e até 16+ sub-rotinas com a Intel® HT Technology (Tecnologia Hyper-Threading Intel®) Conteúdo em inglês e caches de tamanhos escalonáveis, interconexões entre sistemas e controladores de memória integrados.
  • Desempenho inteligente por demanda com a Tecnologia Intel® Turbo Boost Conteúdo em inglês aproveitando a potência do processador e o espaço térmico. Isso permite desempenho aprimorado tanto de cargas de trabalho de sub-rotinas múltiplas quanto simples.
  • Desempenho aprimorado em aplicativos com muitas sub-rotinas com a Tecnologia Intel HT, incorporando os aplicativos de alto desempenho às principais atividades de computação com sub-rotinas de 1-16+ otimizadas para a arquitetura de processadores multi-core Intel® de última geração.
  • A memória compartilhada escalonável oferece memória distribuída para cada processador com controladores de memória integrados e as interconexões ponto-a-ponto de alta velocidade da Tecnologia QuickPath Intel para liberar o desempenho das próximas versões dos processadores multi-core Intel® de última geração.
  • O cache compartilhado de núcleos múltiplos melhora o desempenho e a eficiência reduzindo a latência para dados utilizados com frequência.

Saiba mais sobre a microarquitetura Nehalem da Intel®

Rapidez brilhante

Obtenha tecnologia inteligente e mais rápida de núcleos múltiplos que aplica o poder de processamento onde ele é mais necessário.

Um processador de servidor mais inteligente

Para um desempenho que se adapta às suas exigências em termos de aplicativos, escalona de maneira inteligente o uso de energia conforme as exigências de desempenho e oferece a melhor virtualização de sua classe.



O catalisador da inovação da indústria

Em segmento à família de processadores Penryn, a microarquitetura Intel® Core™ high-k de 45nm de última geração, codinome Nehalem, é o próximo passo do ritmo preciso da Intel com o lançamento de uma nova tecnologia de processo e uma microarquitetura inteiramente nova em anos alternados.

voltar ao início