Tecnologia: O caminho para inovação e progresso do Brasil
Início ›  Sobre a Intel ›  Intel no Brasil ›
Casa digital: A revolução do entretenimento digital em sua sala de estar
 
 
 
 
 
Introdução
 
Se até hoje o PC ocupava um canto escondido, na casa digital ele fica bem no centro da sala de estar. Permite acessar filmes, músicas, fotografias e jogos, via Internet banda larga. Confortavelmente sentado no sofá, você pode operar seu PC, com controle remoto e terá acesso a todo esse conteúdo em qualquer cômodo da casa, a qualquer hora e em qualquer dispositivo.

A casa digital vai provocar uma mudança também no design do PC que será mais leve e moderno, para combinar com a decoração.

O novo conceito de “Casa Digital” foi demonstrado em São Paulo, na Casa Cor 2005, maior evento de decoração da América Latina. Também em Campos do Jordão, interior de São Paulo, a Intel montou uma Vila Digital, em meados de 2005, em conjunto com a HP. Ainda em São Paulo, a Intel transformou o endereço da produtora da jornalista Érika Palomino em um verdadeiro show-room de tecnologia e entretenimento, onde PCs armazenam e comandam a distribuição de conteúdo para diferentes aparelhos eletrônicos, como a TV e o sistema de som, em todos os ambientes.

Para melhorar e ajudar no controle do entretenimento doméstico, a Intel projetou a tecnologia Intel® Viiv™, esperada para o primeiro semestre de 2006. O desempenho fica por conta do processador de núcleo duplo e há diversas opções de design. Para acelerar a disponibilidade de conteúdo, a Intel estabeleceu acordos com a TV Globo e com a TVA no Brasil.

A tecnologia Intel® ViiV™ foi anunciada pela Intel no começo de 2006, e representa um avanço no estilo de vida digital em casa, no trabalho ou em viagens. Ela está relacionada às novas maneiras com que as pessoas usam as informações – quer seja para entretenimento, quer seja para negócios – quando e onde elas precisam dessas informações, permitindo escolher o acesso por diversos tipos de dispositivos. Os PCs para entretenimento baseados na tecnologia Intel® Viiv™ facilitam a visualização, o gerenciamento e o compartilhamento do entretenimento e de informações no ambiente doméstico.

 
 
TV Digital: Acesso à informação aliado à qualidade de som e imagem
 
O Brasil mudará o sistema de transmissão televisiva de analógico para digital. O objetivo da TV Digital não é apenas oferecer uma imagem melhor, mas sim ampliar o acesso à informação para toda a população. A Intel trabalha no desenvolvimento e na customização da TV Digital, para oferecer produtos que suportem o modelo de referência escolhido pelo Governo Federal, qualquer que seja a opção.

Outro ponto importante que merece a atenção e empenho da Intel refere-se à oferta de conteúdo digital de qualidade para a população brasileira.

A Intel encara a TV Digital como um mecanismo de inclusão social e digital no Brasil.

Considerando que 90% dos domicílios brasileiros possuem aparelhos de TV, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o novo modelo a ser proposto deverá ter um custo adequado ao padrão de consumo da maioria da população brasileira, sem perda de qualidade e recursos.

Um set-top box (terminal de acesso digital), baseado na plataforma Intel®, criado pelo LSI-USP (Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) foi uma das mais concorridas atrações do Intel® Developer Fórum Brasil (IDF Brasil), evento realizado pela Intel em Dezembro de 2005.

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) também mantém pesquisas para a criação de set-top box, mas voltado para o uso acadêmico, para auxiliar os professores no ensino público e privado.

 
‹ Anterior

 
Próximo ›

Para o comeo da pgina


‹ Voltar à página inicial Intel no Brasil