Tecnologia: O caminho para inovação e progresso do Brasil
Início ›  Sobre a Intel ›  Intel no Brasil ›
Mobilidade: O mundo em movimento
 
 
 
 
 
Introdução
 
A tecnologia móvel Intel® Centrino® abriu portas para novos modelos de uso da computação móvel. Desde seu lançamento, em 2003, até hoje, registrou-se uma grande evolução nas linhas de notebooks com essa plataforma. Além disso, a vertiginosa expansão de hotspots contribui para a crescente adoção da tecnologia.

Hotspots são pontos de acesso à Internet em banda larga sem fio. No Brasil, estima-se que existam 1249 deles, de acordo com a JiWire, empresa que provê informações sobre as redes Wi-Fi. No mundo, a empresa divulgou em janeiro de 2006 que o número de hotspots atingiu a marca de 100 mil.

 
 
Rumo à mobilidade total: Redes WiMAX vão suportar a expansão das atuais redes Wi-Fi
 
A Intel acredita que em 2007 já estarão disponíveis as primeiras redes que permitirão conexão móvel (em movimento, na rua, no carro, em trens, por exemplo). Com a aprovação da especificação dos padrões do WiMAX móvel, o usuário poderá se conectar de fato em qualquer lugar, a qualquer hora e com qualquer dispositivo. O "mantra" que a Intel repete pelo menos desde 2003, com o lançamento da primeira versão da plataforma Intel® Centrino®, vai se tornar real e palpável.

WiMAX (Worldwide Interoperability for Microwave Access) é um padrão aberto de conexão sem fio, certificado pelo IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers para oferecer conectividade em banda larga e alta velocidade até a "última milha" e para redes sem fio móveis. O padrão foi ratificado em dezembro de 2005.

Durante a Futurecom de 2005, a Intel mostrou como vai funcionar a mobilidade total: operadoras como a Claro, a Tim e a Vivo demonstraram como vão funcionar os novos serviços para os smartphones baseados em tecnologia Intel®, aparelhos que possuem elevado poder de processamento. Combinados aos notebooks, os smartphones que chegam agora ao mercado permitem total mobilidade e produtividade. As aplicações inovadoras estarão disponíveis também para a área corporativa, por intermédio de empresas como a MoWa e a Spring Wireless.

 
 
Cidades Digitais: Rumo ao futuro digital do País
 
A Intel assume no Brasil o papel ativo de contribuir, por meio do desenvolvimento tecnológico e da inovação, para o fortalecimento do futuro digital do país. A adoção do WiMAX possibilitará às regiões afastadas e menos desenvolvidas o acesso à Internet banda larga, sem mencionar o grande benefício e impacto para o sistema educacional, à medida que fornece a infraestrutura ideal para conexões nas escolas.

Desde 2004, a Intel realiza projetos pilotos de WiMAX no Brasil. Foram feitos testes em Brasília (DF), na cidade montanhosa de Ouro Preto (MG), na litorânea Mangaratiba (RJ), em Belo Horizonte (MG), e agora chegou a vez de São Paulo (SP).

O objetivo do projeto-piloto em São Paulo é expandir a infra-estrutura de comunicação da prefeitura para no futuro levar os benefícios da inclusão digital e social aos cidadãos. O piloto poderá incluir unidades de saúde, escolas municipais e subprefeituras em regiões a serem definidas.

 
 
WiMAX Forum: Massificar tecnologias
 
A Intel se diferencia de outras empresas por ter a capacidade de massificar tecnologias, ou seja, em pouco tempo, o que ela propõe melhora e passa a fazer parte da vida das pessoas. Assim aconteceu com o padrão Wi-Fi e agora se repetirá com o WiMAX. A empresa foi a grande responsável pela realização do WiMAX Fórum pela primeira vez no Brasil em 2005.

O WiMAX Forum é uma organização sem fins lucrativos formada por dezenas de empresas que acreditam no futuro dessa tecnologia e que se uniram para definir quais serão esses padrões.

 
‹ Anterior

 
Próximo ›

Para o comeo da pgina


‹ Voltar à página inicial Intel no Brasil