Selecione sua localização
Iniciativa de Educação da Intel®
Programa Intel® Aprender Programa Intel® Aprender

Programa Intel® Aprender.
O Programa Intel® Aprender está colocando o futuro ao alcance de dezenas de milhares de jovens em comunidades do mundo inteiro. Esse novo e cativante programa promove as habilidades técnicas valiosas aos jovens por meio do aprendizado prático em um centro de tecnologia comunitário.

Enquanto desenvolvem essas competências, jovens e crianças também aprendem a dominar as habilidades necessárias para atuar no mercado de trabalho do século XXI, tais como conhecimentos básicos em tecnologia, pensamento crítico e colaboração. O Programa Intel Aprender promove oportunidades a jovens e crianças de diferentes países, culturas e condições sócio-econômicas.

Modelo de Aprendizado Comunitário.
O Programa Intel Aprender foi projetado como um curso extra-curricular, educação nãoformal, destinado a centros comunitários de tecnologia e escolas. Tendo como público-alvo jovens e crianças com idades entre 10 e 18 anos o curso é voltado principalmente àqueles que residem em regiões com pouco acesso à tecnologia. O curso pode ser implementado em centros comunitários de tecnologia com infra-estruturas variadas - desde instalações mais modernas e sofisticadas até aquelas com menos recursos. Em todos os tipos de comunidades, o Programa Intel Aprender maximiza o uso da tecnologia, incluindo em seu modelo metodológico, os seguintes itens:

  • Curso interativo com carga horária de 60 horas ou mais.
  • Atividades baseadas em projetos.
  • Foco na comunidade.
  • Colaboração.
  • Habilidades de pensamento crítico.
  • Equipe dedicada.

Aprendizado Baseado em Projetos.
Através de projetos e atividades específicos, a carga horária de 60 horas ou mais de treinamento prático em tecnologia do Programa Intel Aprender introduz os participantes nas aplicações comuns de informática tais como processadores de textos, programas gráficos e de multimídia. Para muitos participantes, o Programa Intel Aprender oferece uma primeira oportunidade para aplicar as habilidades de tecnologia às atividades relevantes para suas vidas e seu futuro.

Projetos Baseados na Comunidade.
O programa ensina envolvendo os alunos em projetos e atividades relacionados às suas próprias comunidades. Com o apoio da equipe, os aprendizes podem elaborar levantamentos na comunidade e então compartilhar suas constatações com os pais por meio de uma apresentação multimídia. Ou então criar anúncios que promovam os pontos turísticos de sua comunidade. À medida que usam computadores para desenvolver esses projetos, os jovens aprendem que a tecnologia é uma ferramenta útil para coletar informações, resolver problemas, transmitir idéias - e inclusive ajudar as comunidades locais.

Trabalho em equipe e Colaboração.
Colaboração e trabalho em equipe são habilidades cruciais no século XXI. O Programa Intel Aprender incentiva os participantes a desenvolver e concluir projetos em grupos de duas ou mais pessoas. Não só as atividades são gratificantes, como também a experiência compartilhada desenvolve as habilidades colaborativas de que os jovens precisam para o futuro.

Habilidades de Pensamento Crítico
No Programa Intel Aprender, os participantes usam ferramentas de tecnologia para coletar e analisar as informações. Dessa forma, também aprendem a aplicar na resolução de problemas e outras habilidades de pensamento crítico. Isto prepara os aprendizes para os desafios presentes na economia do conhecimento.

Equipe Dedicada
Os membros da equipe participam de um processo de treinamento pormenorizado para prepará-los a orientar os alunos através do Programa Intel Aprender. Isto supre os alunos com uma equipe capacitada e atenciosa, habituada a lidar com o ambiente da comunidade.

Uma Cooperação Educacional Pública - Privada
Criado por Intel® Educação em colaboração com governos locais e órgãos educacionais, o Programa Intel Aprender é projetado para incentivar inovadoras habilidades de pensamento e tecnologia no século XXI através da educação comunitária. Além do Brasil, o programa está disponível atualmente na China, no Egito, em Israel e no México.

Uma Iniciativa Global
O Programa Intel Aprender faz parte da iniciativa Intel Educação, um compromisso global em colaboração com educadores e líderes governamentais do mundo todo -para inspirar a inovação no ensino e aprendizado e ajudar os estudantes de hoje a terem sucesso em uma economia baseada no conhecimento. Para obter mais informações, visite o site www.intel.com/education.

Iniciativa Intel® Educação