• <More on Intel.com

Intel® Higher Education na Europa

Intel® Higher Education in EuropeO programa Intel Higher Education, em colaboração com universidades e governos de todo o mundo, faz avançar a inovação tecnológica e o desenvolvimento de talento técnico de classe mundial para uma economia global e baseada no conhecimento. O programa Higher Education (Educação Superior) centra-se em transferir a tecnologia dos laboratórios das universidades para as comunidades locais através da obtenção de graus técnicos. Utilizando o desenvolvimento do programa curricular, atividades de investigação focalizada, apoios, fóruns de tecnologia e orientação por tecnólogos da Intel, o programa Higher Education pretende promover a educação orientada para a tecnologia.

Intel® Higher Education in EuropePara responder às necessidades de comunidades em cada país ou região, o programa Higher Education desenvolve um canal de desenvolvimento de talento técnico de classe mundial para responder à crescente procura mundial de trabalhadores altamente qualificados. São cinco as áreas principais em que a Intel® trabalha com educação superior para cultivar as capacidades técnicas necessárias para criar uma cultura de inovação. Nós:

  1. Equipamos professores para ensinar as capacidades necessárias e as tecnologias mais recentes
  2. Envolvemos a educação superior em parcerias para investigar tecnologia avançada
  3. Incentivamos os estudantes a desenvolver tanto capacidades técnicas como de empreendedorismo
  4. Colaboração com o governo, a indústria, ONG e meio universitário
  5. Ligar o meio universitário a consultores de tecnologia da indústria

Quais são as capacidades, conhecimentos e competências particulares que ajudam um país a criar uma cultura de inovação?

O nosso enfoque principal incide em três áreas:

  • STEM (Science, Technology, Engineering, Math - Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática) - ou aquilo que poderíamos chamar de educação técnica. Isso inclui licenciaturas como ciência computacional, engenharia elétrica, matemática, física, química e outros campos da ciência.
  • Empreendedorismo - ou a capacidade de pegar numa ideia, produto ou serviço inovador e criar um negócio viável em torno deste.
  • Competências de carreira - que podem ser um produto secundário de formação em empreendedorismo - incluindo capacidades como a resolução de problemas, o pensamento crítico, a comunicação, capacidades analíticas, team building, fazer apresentações profissionais, aprender a perguntar em vez de dizer, etc.

Intel® Higher Education in EuropeO ritmo dinâmico da tecnologia está a dar origem a capacidades adicionais que cultivam a inovação.  A etnografia, que nos ajuda a compreender como os utilizadores interagem com a tecnologia e a nanotecnologia, que visa criar novos materiais e dispositivos numa escala molecular, são apenas dois exemplos de campos de conhecimento que emergiram recentemente.

Estas capacidades só ajudarão a economia de um país se forem usadas para criar novos negócios, produtos ou processos que possam estimular o crescimento económico.  Assim, não só uma pessoa necessita de capacidade técnica, como também necessita de capacidades e experiência para fornecer um produto ou serviço que responda a necessidades reais.

Intel® Higher Education in EuropeA Intel também capacita os professores trabalhando com estes em investigação tecnológica avançada. Encorajando a interação entre o meio universitário e os investigadores da Intel, geramos novas ideias para projetos de colaboração. Este processo resulta em benefícios partilhados:

  • Os estudantes beneficiam da participação em investigação centrada em necessidades reais da indústria, que se pode traduzir em carreiras.
  • Os professores ganham conhecimento e experiência com a interação com investigadores da Intel sobre tecnologias de ponta.
  • A Intel e a indústria de semicondutores beneficiam de resultados de investigação que podem conduzir a inovações, produtos tangíveis ou melhoramentos dos processos.

Intel® Higher Education in EuropeTambém patrocinamos investigação que nos ajuda a continuar a crescer e refinar o nosso conhecimento de várias competências computacionais. Além de patrocinar investigação em universidades individuais, existem muitos Centros de Tecnologia e Ciência da (E.U.A.) e Institutos de Investigação Colaborativa da Intel (internacionais) que são financiados pela Intel e conduzem colaborações de investigação conjuntas entre a Intel e a comunidade académica. Associadas a importantes universidades e compostas por outras universidades que são demasiado numerosas para elencar, cada uma destas comunidades de investigação centra-se em áreas de tecnologia específicas, como por exemplo:

  • Instituto de Investigação Colaborativa para Computação Segura (Intel Collaborative Research Institute for Secure Computing - ICRI-SC), em Darmstadt, na Alemanha
  • Instituto de Investigação Colaborativa da Intel para Cidades Ligadas Sustentavelmente (Intel Collaborative Research Institute for Sustainable Connected Cities), em Londres, Reino Unido
  • Instituto de Computação Visual da Intel (Intel Visual Computing Institute), em Saarland, Alemanha
  • Laboratório Aberto de Alunos da Intel (Intel Student Open Lab), Roménia

Ao nível universitário, patrocinamos vários concursos de tecnologia. Atualmente, este incluem:

Intel® Higher Education in EuropeA Intel apoia a Upstream Challenge Competition, organizada na Universidade POLITEHNICA de Bucareste (UPB). O concurso incentiva os estudantes de todos os anos a contribuir para projetos open source, a aprender a forma como as comunidades trabalham e a saber integrar os seus contributos a montante. Os alunos competem durante todo o ano letivo em três níveis: um para alunos do primeiro e segundo anos, uma para alunos do terceiro e quarto anos e outros para alunos que contribuam para o Linux Kernel. Os seus contributos para projetos Open Source são avaliados por um júri formado pela Universidade e representantes da Intel. O melhor contribuinte de cada nível ganha um Ultrabook da Intel.

  • O concurso Accelerate Your Code

Intel® Higher Education in EuropeDuas vezes por ano (normalmente em abril e novembro), a Intel organiza um concurso paralelo de otimização de software e programação. O concurso é popular, atraindo mais de 800 participantes na edição da primavera de 2012. Para os alunos, é uma excelente forma de aprender e competir com colegas de todo o mundo. Oferecemos-lhes cursos online open source e gratuitos para que aprendam de forma rápida e eficaz. Para professores, é uma excelente ferramenta para treinar e avaliar a progressão dos alunos. Também estamos disponíveis para ajudar a integrar programação paralela nos programas curriculares.

Uma vez que 40% dos alunos inscritos em programas STEM abandonam após o primeiro ano, a Intel trabalha para combater o abandono de programas de licenciatura técnica. Por exemplo, aderimos à Stay With It (Não Desistas), uma comunidade de apoio que inclui orientadores, para inspirar e incentivar os alunos a continuar as suas licenciaturas em engenharia.

Intel® Higher Education in EuropeEmbora o programa Higher Education da Intel seja sobretudo centrado na capacitação de professores e em inspirar os alunos, também podemos encaminhar os educadores para peritos em tecnologia no lado de produtos da Intel para que recebam aconselhamento e recomendações específicas.

O website Intel Education Technology Advisor  (Consultor de Tecnologia Educativa da Intel) em  www.intel.com/itfored disponibiliza estudos de caso, bem como algumas ferramentas de planeamento e guias de implementação.

Tem um projeto específico em mente e procura aconselhamento? Também pode ter uma conversa telefónica ou online sobre a sua solução de tecnologia educativa com um profissional de tecnologia educativa da Intel.

More Information